20 de novembro de 2008

Biomóvel SC

Projeto de Santa Catarina lança marca de móveis sustentáveis


Um projeto que reúne 26 empresas do setor moveleiro de Santa Catarina, o Biomóvel, apresenta hoje, dia 20 de novembro, em São Paulo, a marca de mesmo nome, cuja principal característica é a sustentabilidade no processo de produção. Os produtos devem chegar ao mercado em janeiro de 2009.

"São móveis em madeira maciça reflorestada, produção limpa e que foram produzidos com todo o cuidado para atender as exigências da legislação européia", afirma Ari Bruno Lorandi, idealizador do projeto. Segundo ele, foram incorporados novos procedimentos ao modelo de fabricação já utilizado há muitos anos pelas empresas da região de São Bento do Sul, em Santa Catarina.

O desenvolvimento do Biomóvel teve como base o projeto Green Home, elaborado na Toscana, Itália. A estratégia da iniciativa brasileira integra todos os níveis de desenvolvimento do produto e associa vantagens competitivas como a redução dos materiais utilizados e dos resíduos de produto. O projeto orienta e dá indicações sobre os materiais que devem ser utilizados ou evitados, os padrões para o móvel ecológico até o selo de qualidade ambiental para o Biomóvel
O conceito da nova marca acompanha todo o ciclo de vida do produto. Os processos são compostos das seguintes fases: pré-produção (produção dos materiais e semi-acabados utilizados no processo); produção (transformação dos materiais, montagem e acabamento); distribuição (embalagem, transporte e armazenamento) e até a utilização (manutenção).

Nas fases de criação e produção do móvel, devem ser considerados os seguintes aspectos: projetar produtos multifuncionais, evitar o super dimensionamento dos móveis, escolher processos produtivos que reduzam o consumo de materiais, otimizar o consumo de energia na produção e utilizar embalagens recicláveis.

A idéia não é atrair o consumidor apenas pelo apelo ao foco no processo sustentável. "Nossa proposta é promover este mobiliário também por seu design moderno e inovação", diz Lorandi. "Não imaginamos que as pessoas vão preferir o biomóvel apenas porque é ecologicamente correto, mas porque ele tem qualidade, design e o melhor custo/benefício."

Os produtos receberão um selo de certificação que será fornecido pelo SENAI, garantindo sua origem. Experiências feitas por empresas na Europa, principalmente na Alemanha, já oferecem móveis ecológicos há vários anos. Entre as razões que levam à aquisição desses produtos está a preocupação com a saúde e o ambiente. Segundo pesquisas desenvolvidas no Brasil, cerca de 20% da população brasileira está disposta a pagar 20% a mais por produtos ecológicos.


Serviço:
Projeto Biomóvel - Exposição
Quando: Dia 20 de novembro (quinta-feira), das 9h às 18h.
Onde: Hotel Bourbon Convention Ibirapuera - Avenida Ibirapuera, 2927, Moema, São Paulo, SP
Quanto: Entrada gratuita.
Fonte: UOL ESTILO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu pitaco!!