24 de março de 2009

Clássicos do Design - Arne Jacobsen

Olá pessoal. A partir de hoje começarei a postar sobre os objetos de design mais conhecidos e um pouquinho da história de cada um de seus criadores. Hoje conheceremos um pouco mais sobre o Designer Arne Jacobsen.

O arquiteto Arne Jacobsen nasceu em Copenhagen, Dinamarca em 1902. Além de arquiteto foi também decorador, professor e designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Usava a natureza como sua fonte de inspiração e os produtos assinados por ele conciliam simplicidade, funcionalismo, elegância e conforto. Esse arquiteto detalhista, que assina a Poltrona Egg , foi o primeiro a introduzir os conceitos do Modernismo na Dinamarca. Veja abaixo a foto de suas principais criações.



A poltrona Egg foi desenhada pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen em 1957. Ela recebeu esse nome devido ao seu corte volumétrico, parecido com um ovo. Considerada hoje um ícone do design mundial, a Egg foi criada para o Hotel Royal SAS, de Copenhagen, também projetado pelo arquiteto.



O pufe Egg foi desenhado pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen em 1957, para ser utilizado juntamente com a poltrona Egg, que recebeu esse nome devido ao seu corte volumétrico, parecido com um ovo. Considerada hoje um ícone do design mundial, a linha Egg foi criada para o Hotel Royal SAS, de Copenhagen, também projetado pelo arquiteto.



A poltrona Swan foi criada juntamente com a Poltrona Egg, especialmente para ser utilizada no lobby e lounge do hotel dinamarquês Royal Hotel, de Copenhagen no ano de 1958. Essa poltrona marcou época por ser totalmente inovadora em termos de design (por possuir uma forma totalmente curvilínea) e de grande inovação tecnológica.




Considerada um dos maiores ícones entre as cadeiras projetadas no século XX, e tendo como nome original "modelo 3107", ela faz sucesso desde o ano de 1955, quando foi criada. De estrutura totalmente "slim", mas extremamente resistente, pode ser encontrada sob várias cores.