31 de março de 2009

Atualizando-se: Design de Interiores Tendências 2009


Comenta-se que o interessante da moda é que ela muda de um dia para o outro, se comparada ao mundo de design de interiores que não é tão dinâmico. Assim são as tendências quando acontecem em interiores com o passar do tempo. A cada ano há dicas interessantes, cores que são mais relevantes, tons que reinventam o espaço ao seu redor e acessórios que adicionam uma cara totalmente nova para seu lar.

Então, o que é interessante e o que está acontecendo em 2009 e como serão as novas tendências que estão chegando nos próximos meses? Aqui estão algumas dicas interessantes sobre o design de interiores para 2009.

Dar ênfase no fator conforto e aconchego

Quando se fala em design de interiores hoje logo pensamos em integrar um belo visual com um espaço prático e confortável. Busca-se encontrar um equilíbrio entre a arquitetura moderna e a funcionalidade nos interiores que sejam aconchegantes e tenham uma aparência harmoniosa e atraentes. Lares que sejam somente atraentes não estão mais em alta. O valor da utilidade e praticidade é o pedido mais recente.


Misturar e combinar estilos e tons

Um dos principais impactos nos estilos de design para 2009 deverá ser em relação ao declínio econômico global e, consequentemente, como as pessoas pensarão duas vezes antes de gastar o seu dinheiro. A tendência será misturar e combinar as coisas antigas que ainda são úteis com novos acessórios que são em conta e completar com algum outro acessorio. Gastar extravagante e excessivamente e jogar tudo antigo fora porque não combina com o novo ambiente será coisa do passado.

Não entulhar – Permita que o espaço pareça maior do que ele realmente é
Sim é isso mesmo. Já entrou em um local que mais parecia uma loja de tanto coisa entulhada? Escolher algo simples e com estilo parece ser a direção para 2009 na medida em que os ambientes sem excessos é a escolha popular entre os consumidores e os designers. Esta escolha proporciona ao ambiente um aspecto mais sofisticado e ergonômico, sem falar na economia que você estará fazendo. Mantenha somente o que for necessário e organize-o com precisão.


Um olhar minucioso com padrões contrastantes

Não há dúvida que quando se fala em projetos de casas ou de espaços de escritórios, o aspecto minimalista é o estilo mais utilizado atualmente. O projeto minimalista economiza em espaço, parece futurístico e tem padrões ousados e com brilho contrastante, acentuando sua aparência. Se você der uma olhada nas casas modernas atuais, você provavelmente encontrará algo com traços com está tendência que o contagiou rapidamente.


Pense verde para colher benefícios a longo prazo
Pensar verde em relação ao uso de energia em sua casa é a melhor maneira de investir no futuro. Este padrão está sendo rápido e silenciosamente integrado no design e na estrutura da maioria das casas modernas. Quanto mais você pensar verde, mais você colherá os benefícios a longo prazo. Não é somente uma iniciativa saudável que você toma, mas algo que você pode ser orgulhar.

Cores luminosas são o sabor da estação

O preto, o branco e o cinza estão sempre presentes e combinam com o visual mais moderno, mas são os tons mais luminosos, tais como laranjas vibrantes, belos azuis e amarelos excitantes que regem o ano. Então, tente ser ousado e pinte os interiores em tons luminosos que você gosta. Você pode ter certeza que estes tons ajudarão a melhorar seu humor quando você se sentir um pouco para baixo.

Os estilos e tendências de projetos para 2009 parecem estar seguindo, até certo ponto, a recessão global e também a aparência ergonômica e brilhante que as pessoas parecem apreciar. É muito bom ver como a funcionalidade está novamente ganhando proeminência quando comparada a forma.
tradução Daniela Mendonça

Clássicos do Design - Charles & Ray Eames



O arquiteto e designer Charles Eames nasceu em Saint-Louis, EUA, em 1907 e estudou arquitetura na Washington University. Em 1940, quando dirigia o departamento de Design Industrial daCranbrook Academy of Arts, onde foi contemporâneo de Harry Bertoia e Eero Saarinen, conheceu sua esposa, Ray Kaiser, artista plástica por formação. Charles e Ray Eames, o "casal de ouro" do design americano do pós-guerra, trabalharam juntos em diversos projetos e foram pioneiros em multimídia e projetos avançados de móveis, arquitetura, design gráfico, fotografia e cinema.





A Poltrona e o Pufe Eames foram criados em 1956 por Charles e Ray Eames. Elegante e confortável, esse conjunto clássico do design é um ícone do século 20. Com desenho sofisticado e detalhado processo construtivo, desde que foi criado, nunca deixou de ser produzido e comercializado.O uso de chapas de madeira curva revolucionou as técnicas construtivas da época. Desenvolvidos especialmente para um público exigente, a poltrona em formato de concha, com o assento/encosto revestido em couro legítimo, juntamente com o pufe, compõe uma confortável espreguiçadeira.



Comumente chamadas de “Cadeiras Eiffel”, as cadeiras moldadas em plástico, criadas por Charles&Ray Eames no ano de 1948, são mais um clássico do design de móveis. Originalmente fabricadas em fibra de vidro com reforço em plástico, e resultado de pesquisas na área de técnicas de moldagem de materiais feitas durante a Segunda Guerra Mundial, essas cadeiras são o resultado do fascínio de Charles e Ray Eames pela pesquisa de novos materiais ao longo de sua carreira.



Inspirada na ‘Daw Chair’ de Charles e Ray Eames produzida no início dos anos 50, a cadeira Eames Wood possui pés em madeira maciça na cor nozes e assento e encosto em plástico polipropileno injetado branco ou preto.A estrutura metálica treliçada que aparece entre os pés é característica marcante dos designers.