2 de abril de 2009

Clássicos do Design: Miers Van Der Rohe


Ludwig Mies Van Der Rohe nasceu na Alemanha em 1886. Foi um dos arquitetos responsáveis pela criação da Bauhaus e junto a Walter Gropius, Le Corbusier e Marcel Breuer foi considerado um dos revolucionários da arquitetura modernista. Autor da célebre frase “less is more”, Mies Van Der Rohe foi um dos pioneiros na criação de móveis em aço tubular, uma revolução para a época, que permitiu a produção em escala industrial. Foi nesta fase que surgiu a famosa cadeira Barcelona, apresentada no Pavilhão da Alemanha na Exposição Universal de 1929.




Cadeira Brno Tubular, desenhada para a Sala de Jantar da casa Tugendhat em 1930. De uma elegância incomparável, a Brno foi uma das primeiras cadeiras desenhadas para serem produzidas em série. Extremamente leve e confortável, o assento é estofado é revestido em couro e o aço cromado da estrutura é dobrado de forma sinuosa, desafiando a gravidade. Tal como aconteceu com as suas obras arquitetônicas, a elegância largamente reconhecida do mobiliário de Mies Van Der Rohe foi produto não só da preocupação em utilizar materiais inovadores e exclusivos, como também da especial atenção para com as proporções e o detalhe.






Mies Van Der Rohe destacou-se por suas criações em aço modular que foram uma verdadeira revolução, permitindo a fabricação de mobiliário extremamente leve e adaptável a esquemas de produção industrial. Foi nesta fase que surgiu a famosa Poltrona Barcelona juntamente com a Banqueta da mesma linha, apresentadas no Pavilhão da Alemanha na Exposição Universal de 1929.Com base em aço inoxidável e assento revestido de couro legítimo, a Banqueta Barcelona, juntamente com a Poltrona, fez sucesso desde o seu lançamento. Um clássico do design que com suas linhas atemporais, faz parte da coleção de móveis cuidadosamente desenhadas por um dos mais influentes designers do Modernismo.


Criada por Ludwig Mies Van Der Rohe em 1930, a Couch Barcelona, foi desenhada para o apartamento de Philip Johnson, em Nova York, tendo sido exposta pela primeira vez na Exposição de Construção de Berlim em 1931. O Recamier tem estrutura em tubo de aço com acabamento cromado e 11 tiras de couro se apóiam na estrutura servindo de base para a espuma de poliuretano revestida de couro sintético com aplicação de capitonê. A almofada cilíndrica dá o toque final.