12 de dezembro de 2009

Como usar cores contrastantes e harmônicas

Como o título do post sugere, hoje vou mostrar algumas dicas de como utilizar cores de contraste porém que deixam o ambiente harmonioso.

As cores contrastantes, como o próprio nome diz, são as cores opostas do círculo cromático. Para quem nunca ouviu falar do círculo cromático, vos apresento o dito cujo!



 A combinação destas cores opostas cria um efeito vibrante, surpreendente e traz vida ao ambiente!





É claro que o excesso de cores contrastantes pode ser tornar algo difícil de se conviver. Uma forma de quebrar o grande contraste de cores é escolher uma cor ou as duas cores em um tom mais suave; por exemplo, ao invés de se escolher um vermelho muito vivo tente escolher um vermelho mais claro onde a presença do pigmento branco é maior. Assim  a cor fica mais sútil do que brilhante e vibrante demais!

Outra alternativa é escolher as cores de contraste em pequenos objetos decorativos, como por exemplo em um quarto onde se quer destacar uma parede, ou um canto em especial.


Já as cores harmônicas, são as cores vizinhas no círculo cromático.Pelo fato de serem cores muito próximas uma das outras acabam criando facilmente um efeito calmo e relaxante, onde nenhuma das cores é dominante à outra. Se você ,por exemplo, utilizar duas ou três cores vizinhas estará criando na verdade um esquema de cores bem harmonioso! Não será tão impressionante quanto o uso das cores contrastantes, porém é uma forma muita mais segura de se inserir a cor e ter um resultado satisfatório dentro de um ambiente!




E ai, gostaram das dicas? Quem tiver dúvidas é só perguntar hein!

Não se esqueçam de participar do Sorteio de Natal.. é só clicar aqui e boa sorte!

imagens via B&Q