14 de junho de 2009

Viajando para Curitiba - Parte 1



Semana passada fui à Curitiba acompanhar meu marido e na metada da viagem paramos para fazer um "pitstop". Era para ser um pitstop mesmo..bem rapidinho, mas para minha surpresa encontramos o que eu chamo aqui de um complexo sustentável... Não era simplesmente uma lanchonete ou posto de gasolina como estamos acostumados a ver quando viajamos, e sim a famosa PARADA FERRETTI em Barra Velha-SC, simplesmente incrível tudo o que vimos lá.
O friozinho(acho que estava por volta de uns 10 graus, as onze da manhã) nos convidou a experimentar o delicioso capuccino do Estação Sabor.


Olhem as fotinhos e vejam as ideias geniais que o Sr.Ferretti teve: Ecodesign puro.



Pendural,maior árvore suspensa da América; eucalipto da espécie Saligna que foi dependurado com suas raízes dispostas em todos os quadrantes, fundidas com outra árvore menor.



Banheiros onde as cubas foram esculpidas em formato de folha e produzidas com técnicas artesanais. Os troncos utilizados, conhecidos popularmente como "leiteiros", foram encontrados boiando em um remanso próximo à foz do rio Itapocú, na cidade de Barra Velha.




Posto de Gasolina sustentado sobre pilares de madeiras nativas garimpadas, desenterradas, ou encontradas nos grotões e lavouras nas redondezas da Parada Ferretti.



Móveis rústicos da Madvil http://www.madvil.com.br/

Bancos de Madeira,a intervenção para a modelagem das peças é mínima, objetivando apenas atingir o conforto. Assim, os bancos dispostos em vários ambientes da Parada Ferretti valorizam as condições naturais das madeiras.


O idealizador da Parada Ferretti é Oilton José Ferretti, um pesquisador das potencialidades das madeiras nativas, descartadas pela indústria da região, e também das espécies exóticas como o pínus e o eucalipto. Natural de Água Doce, no oeste de Santa Catarina, Ferretti vive às voltas, desde a infância, com construções de barragens e outras obras de infra-estrutura rural. Foi ali, bem cedo, que aprendeu com o pai a perceber a utilidade das coisas com outro olhar.

O projeto da Parada Ferretti teve início em 1996, quando Ferretti começou a garimpar o material durante suas cavalgadas, numa área de cerca de 50km do entorno da cidade de Barra Velha, onde já havia adquirido terras em 1971. Encontrar uma utilidade para os troncos e restos de árvores nativas, descartadas pelo seu baixo valor comercial, passou a ser sua principal atividade.


Em 2002 começa a construção do empreendimento que reuniria, além do posto de combustíveis, uma galeria de serviços e atrações culturais e ambientais.

A idéia de construir um local exclusivo para famílias e profissionais liberais, sem caminhões ou ônibus, parecia inviável para todos com quem Ferretti trocasse informações.

"Os Troncos com medidas entre 18 e 25 metros de comprimento exigiam grande investimento, principalmente em tempo, para escavar, transportar e prepará-los para sua colocação na estrutura", lembra.
A Parada Ferretti recebe hoje, em média, mais de 40 mil visitantes por mês.



Quer saber mais acesse http://www.paradaferretti.com.br/ e veja outras fotos da construção da parada.

Quem tiver a oportunidade de vir ao sul não deixe de fazer o pitstop na Parada Ferretti.

Texto fonte www.paradaferretti.com.br

Fotos Carol Mendonça