17 de fevereiro de 2010

Conservando seus móveis




 Eiiiii psitt... você ai da poltrona!!!!Por acaso você sempre teve dúvida de como limpar e conservar seus móveis?? Good news!! Seus dias de dúvida acabaram!!! Vejam abaixo algumas dicas de como conservar os queridos móveis de sua casinha!Afinal não basta tê-los, temos que cuidar direitinho deles! Prestem atenção e tomem nota, pois essas dicas valem ouro e evitarão futuras dores de cabeça!! As dicas são da Loja Mais Design!


Fibra/alumínio pintado

› Diariamente, retire o pó com uma flanela limpa, macia e seca.



› Quando necessário, use uma flanela umedecida em uma solução de água e sabão neutro; depois seque rapidamente com outro pano macio e seco.


› Para obter brilho use uma flanela com cera automotiva e passe em toda superfície com movimentos delicados, sem deixar excessos.

Lembre-se:

› Nunca utilize produtos químicos que tenham como base o petróleo, produtos abrasivos, esponjas de aço ou similares, pois estes produtos podem remover ou arranhar a superfície pintada.


› Cuidado também com os atritos e batidas que podem danificar a camada de tinta e comprometer a aparência do móvel.


Fórmica

› Limpe diariamente com um pano limpo, macio e seco.



› Remova as sujeiras menos resistentes umedecendo o pano em uma solução de detergente neutro diluído em água; aplique em movimentos circulares.


› Em casos mais resistentes, esfregue o local com um pano embebido em álcool doméstico e utilize uma flanela limpa e seca para dar brilho.




Lembre-se:
› A superfície da fórmica não é porosa e não retém sujeira; por causa disto não existe a proliferação de fungos e bactérias.


› Para limpeza não utilize solventes ou produtos que apresentem alto poder de agressividade, como os materiais abrasivos.


› Também não é aconselhável usar cera ou silicone na superfície do laminado, pois elas podem formar uma camada gordurosa que dificulta a limpeza e prejudica a aparência do móvel.


Vidro/cristal

›Diariamente, passe um pano seco, limpo e macio.



› Na limpeza de sujeiras superficiais, utilize um pano limpo, macio e umedecido em álcool doméstico ou outro produto próprio para limpeza de vidros; passe por toda a superfície levemente em movimentos circulares e deixe secar naturalmente.

› Se preferir, utilize um papel toalha para absorver o excesso.


› Repita a operação, caso seja necessário.



Lembre-se:
O vidro é um material transparente, duro, resistente, não absorvente e não poroso; ele pode, porém, ser arranhado, trincado e/ou quebrado caso não seja manuseado com certo cuidado.


Aço inox/cromado


 › Passe um pano seco, limpo e macio diariamente.



› Utilize um pano umedecido em álcool doméstico para retirar manchas de dedos e obter brilho.


› Em casos mais graves aplique cera automotiva, utilizando para isso um pano limpo e macio; passe sobre toda a superfície com movimentos delicados.

Lembre-se:
 › Nunca utilize produtos abrasivos, pasta polidora, solventes, esponjas de aço e similares para limpeza ou manutenção. Além de comprometer o brilho, estes produtos podem arranhar a superfície do metal, além da possibilidade de contato com outras partes que não sejam de inox, ocasionando danos irreparáveis à peça.


Madeira natural/tingida
  
 › Utilize para limpeza, diariamente, um pano seco, limpo e macio que deverá ser passado no mesmo sentido do veio da madeira.



› A cada 06 (seis) meses é necessário que se passe um pano, macio e seco, com cera de carnaúba em toda superfície da madeira, também seguindo os seus veios. Em seguida, retire o excesso com um pano limpo.

Lembre-se:
› Não utilize produtos do tipo lustra móveis, solventes, tíner, acetona, soluções aquosas em geral, produtos abrasivos como sapólio, esponja de aço ou similares, pois eles podem manchar e agredir a superfície da madeira.


Alumínio polido
 
 › Passe um pano seco, limpo e macio diariamente.


Lembre-se:
›Nunca utilize produtos abrasivos, pastas polidora, solventes, esponja de aço ou similares para limpeza ou manutenção.


›Além de comprometer o brilho, estes produtos podem arranhar a superfície do metal, além da possibilidade de contato com outras partes que não sejam alumínio, ocasionando danos irreparáveis à peça.


Aço carbono pintado
 
› Diariamente, retire o pó com uma flanela limpa, macia e seca.



› Quando necessário, use uma flanela umedecida em uma solução de água e sabão neutro; depois seque rapidamente com outro pano macio e seco.


› Para obter brilho use uma flanela com cera automotiva e passe por toda superfície com movimentos delicados, sem deixar excesso.

Lembre-se:
›Nunca utilize produtos químicos que tenham como base o petróleo, produtos abrasivos, esponjas de aço ou similares, pois estes produtos podem remover ou arranhar a superfície pintada.


› Cuidado também com os atritos e batidas que podem danificar a camada de tinta e comprometer a aparência do móvel.
 
 
Mármore/granito
 
 › Limpe com flanela macia e detergente neutro, sempre diluído em água.



› Ácido, óleo, refrigerante, detergente, produto químico, suco, café, vinho, líquidos em geral, entre outros, causam manchas se não forem removidos imediatamente, pois, após algum tempo, as pedras absorvem tais produtos e não há como restaurar ou retirá-los.


› As superfícies desses minerais são enceradas e impermeabilizadas, garantindo maior durabilidade e prevenção de manchas; porém, com o tempo e uso, essa camada sofre um desgaste natural, necessitando ser aplicada novamente.


Lembre-se:


› Mármores e granitos são rochas metamórficas; metamorfismo é a transformação que uma rocha sofre sob a ação da alta temperatura, pressão, gases e vapor de água. Sendo um produto natural estão sujeitas a variação de cores, veios e tons, não podendo ser rejeitadas por tais diferenças.
 
 
Tecido
 
  › Limpe semanalmente a poeira depositada sobre o tecido com um aspirador de pó e realize uma escovação suave uma ou duas vezes durante a semana.



› Retire imediatamente as sujeiras acidentais utilizando uma esponja ou pano branco, limpo e macio. Em casos de manchas de difícil remoção ou que já tenham penetrado no tecido, limpe umedecendo a parte manchada com uma solução de detergente neutro diluído em água, e esfregue levemente até a completa remoção.

Lembre-se:


› Quando houver a necessidade de uma limpeza mais pesada recomenda-se, para os tecidos, uma lavagem a seco efetuada por uma empresa especializada.


› Nunca deixe o produto exposto ao sol, direta ou indiretamente, pois podem ocorrer alterações nas tonalidades, além da danificação das fibras do tecido.

 
Couro natural
 
› Para limpeza utilize um pano úmido, macio e com sabão neutro diluído em água.



› Evite exposição prolongada à luz do sol. Não utilize polidor, óleo, solvente, detergente verniz ou água com amônia.


› Remova imediatamente os líquidos derrubados sobre a superfície do couro antes que ele os absorva. A remoção imediata evitará que as regiões atingidas transformem-se em manchas permanentes.


› Para hidratação, utilize vaselina duas vezes ao ano em couros do tipo vaqueta.

Lembre-se:
› O couro tem a propriedade de ser um material resistente e durável, mas por se tratar de um material natural, mesmo passando por processo de curtição, tratamento e/ou impermeabilização, pode apresentar pequenas variações de tons e imperfeições na pele.



Couro Sintético


 › Utilize sabão neutro para limpeza; não use produtos químicos ou abrasivos.



› Para remover manchas aplique detergente neutro utilizando um pano limpo e macio; faça movimentos suaves e em seguida passe novamente um pano umedecido com água limpa.


                        › Seque ao ar livre e na sombra.

Lembre-se:


› O couro sintético é um material não natural, industrializado, que tem como principal característica a regularidade de sua superfície, metragem e tons.