14 de agosto de 2009

Matryoshka - Bonecas Russas







Estas foram estilizadas por designers para a comemoração de 10 Anos da VOGUE russa: Marcs Jacob, Antonio Marras e Blumarine.
Nina Donis, YSL, Donatela Versace e Céline

Dolce & Gabbana, Stella Mccartney, Prada e Moschino
Elas são simpáticas, não são? Além de ser um objeto decorativo faz parte da cultura de um povo: os russos! Quem nunca quis ter umas bonequinhas destas hein?
Um pouco de história: Matryoshka é o suvenir russo mais típico, são bonequinhas típicas que se repetem em escala decrescente de tamanho. Atualmente, existem vários centros onde se produzem Matryoshkas, os mais conhecidos se encontram em Serguiev Posad, Semenov, Maidana e Viatka.

Por mais de um século as Matryoshkas vêm sendo cultuadas como um símbolo da Rússia e um item de colecionismo.

Surgidas em 1890, quando instituiu-se a produção de brinquedos educativos e folclóricos, dentre eles as bonecas, as primeiras Matryoshkas reproduziam as camponesas da ex-União Soviética com trajes coloridos, aventais e instrumentos de trabalho.

Feitas em grupos de oito bonecas que se abrem, revelando outra série delas, representam a figura da família: a tradução literal de Matryoshka é “mãezinha” (mar = mater e oshka = diminutivo).

Trata-se de uma bonequinha de madeira, normalmente de tília, que abre ao meio e tem dentro outra igual, mas de menor tamanho, que por sua vez contém outra, igualmente recheada com outras cada vez menores, numa seqüência que varia de cinco a oito, geralmente, e que se repetem em escala decrescente de tamanho.

Nas matryoshkas mais refinadas, verdadeiras obras de arte, a menorzinha mede em geral entre dois e três milímetros, e a maior chega a quarenta centímetros. Todas são pintadas à mão.Apesar de seu papel de destaque no riquíssimo artesanato em madeira da Rússia e de algumas versões do brinquedo já serem conhecidas no país desde o século XVII, as matryoshkas têm sua origem no Japão e apareceram apenas recentemente na arte folclórica russa: há pouco mais de cem anos.

imagens via stylefrizz, bananacraft, craftzine
texto girafamania.com