31 de março de 2009

Clássicos do Design - Charles & Ray Eames



O arquiteto e designer Charles Eames nasceu em Saint-Louis, EUA, em 1907 e estudou arquitetura na Washington University. Em 1940, quando dirigia o departamento de Design Industrial daCranbrook Academy of Arts, onde foi contemporâneo de Harry Bertoia e Eero Saarinen, conheceu sua esposa, Ray Kaiser, artista plástica por formação. Charles e Ray Eames, o "casal de ouro" do design americano do pós-guerra, trabalharam juntos em diversos projetos e foram pioneiros em multimídia e projetos avançados de móveis, arquitetura, design gráfico, fotografia e cinema.





A Poltrona e o Pufe Eames foram criados em 1956 por Charles e Ray Eames. Elegante e confortável, esse conjunto clássico do design é um ícone do século 20. Com desenho sofisticado e detalhado processo construtivo, desde que foi criado, nunca deixou de ser produzido e comercializado.O uso de chapas de madeira curva revolucionou as técnicas construtivas da época. Desenvolvidos especialmente para um público exigente, a poltrona em formato de concha, com o assento/encosto revestido em couro legítimo, juntamente com o pufe, compõe uma confortável espreguiçadeira.



Comumente chamadas de “Cadeiras Eiffel”, as cadeiras moldadas em plástico, criadas por Charles&Ray Eames no ano de 1948, são mais um clássico do design de móveis. Originalmente fabricadas em fibra de vidro com reforço em plástico, e resultado de pesquisas na área de técnicas de moldagem de materiais feitas durante a Segunda Guerra Mundial, essas cadeiras são o resultado do fascínio de Charles e Ray Eames pela pesquisa de novos materiais ao longo de sua carreira.



Inspirada na ‘Daw Chair’ de Charles e Ray Eames produzida no início dos anos 50, a cadeira Eames Wood possui pés em madeira maciça na cor nozes e assento e encosto em plástico polipropileno injetado branco ou preto.A estrutura metálica treliçada que aparece entre os pés é característica marcante dos designers.

3 comentários:

  1. acho que o casal eames se inspirava nos materiais da epoca para produzir suas cadeiras,casas e outros projetos.

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    você sabe onde tem a cadeira charles eames com pés de madeira em plastico injetado preto????

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu pitaco!!